Doces típicos da Bahia

Doces típicos da Bahia: conheça e se delicie

Saiba quais os principais doces para quando você viajar à Bahia

A culinária é uma das marcas que evidencia a cultura de um povo, pois traz elementos próprios de uma dada região e também um jeito próprio de preparar os alimentos – ou, em outras palavras, os pratos típicos.

Para quem está fazendo turismo em Salvador, por exemplo, a gastronomia baiana é um dos pontos fortes a serem “desbravados” pelo paladar. E as delícias não se resumem a acarajé e vatapá.

Existem vários doces típicos que dão água na boca só de pensar. Por isso, selecionamos algumas dessas iguarias que representam, e muito, a ancestralidade e a cultura baiana.

O que é que a baiana tem?

Eternizada na voz da icônica de Carmen Miranda, O que é que a baiana tem? é uma das canções mais lembradas quando estamos falando do maior estado em dimensão territorial e populacional do Nordeste: a Bahia.

Também chamado de “Terra Mãe do Brasil”, já que no litoral baiano é que foi iniciado o processo de colonização, o estado é marcado pela diversidade. Nas paisagens, por exemplo, há costa tropical, mas também sertão árido.

Na cultura, por sua vez, há influência de povos distintos – indígena, portuguesa e africana. Os alimentos usados nos pratos típicos, portanto, estão ligados a essas influências. A gastronomia indígena é marcada pelo uso da mandioca e do milho, enquanto os portugueses valorizavam o uso de pescados, cozidos e frutos do mar.

Já a gastronomia africana tem como alimentos de destaque o azeite de dendê, a pimenta-malagueta e o gengibre, além do coco e do quiabo. É a partir dessa mistura que surge, então, a famosa culinária baiana.

Conheça a seguir alguns dos doces típicos desse estado tão rico e maravilhoso.

Principais Doces Típicos da Bahia

Cocada

No tabuleiro da Baiana não pode faltar uma boa cocada! Esse doce feito à base de coco tem relação direta com a religiosidade africana. Na hora de produzir o leite de coco, sempre restavam algumas sobras da fruta que, por sua vez, eram ofertadas às divindades cultuadas, os chamados orixás.

A cocada surge da mistura dessas sobras de coco com açúcar ou rapadura, gerando um doce saboroso e muito apreciado em diversos locais. Hoje, além das clássicas cocadas branca e queimada, há também cocada de maracujá, de leite condensado, de amendoim e até café.

Arroz-doce

O arroz-doce, por sua vez, tem influência portuguesa e é feito com esse cereal cozido e misturado com leite e açúcar. Atualmente, algumas pessoas preferem utilizar leite de coco e leite condensado para dar mais doçura ao prato, com uma pitada de canela.

É uma iguaria relativamente barata e fácil de se fazer, porém, ela aparece mais em épocas festivas como é o caso do São João.

Baba de moça

Outra herança portuguesa é a baba de moça. Em sua versão original, o doce é feito basicamente com gemas de ovos e bastante açúcar. Já na culinária baiana, a adaptação acrescenta as gemas, o leite de coco e a calda de açúcar.

A depender da forma como a baba de moça é feita, ela pode ganhar um aspecto mais cremoso, como uma espécie de mousse, ou mais líquido, podendo ser usada como recheio de bolos e tortas.

Mungunzá

Provavelmente você conhece o mungunzá com o nome de canjica, porque essa nomenclatura está restrita à Bahia e ao nordeste como um todo. Em kimbundu, um idioma da Angola, mungunzá significa “milho-cozido”.

O doce acaba sendo privilegiado durante os festejos de São João, em meados de junho e julho, época também de colheita do milho. Além deste grão, o mungunzá baiano ainda leva leite de coco, canela, cravo e coco em sua receita.

Bolinho de estudante

O bolinho de estudante é uma massa doce frita feita à base de coco, tapioca, canela, açúcar e leite de coco. Algumas baianas vendem o quitute com o acarajé, o abará, o vatapá e o caruru.

Receitas de Doces da Bahia

Veja a seguir algumas receitas de doces e sobremesas tradicionais baianas:

Bala Baiana

A Bala Baiana é um doce muito bonito e muito saboroso! Veja como fazer passo a passo:

Lelê da Bahia

Uma delícia, e dá até para comer com cafezinho:

Cocada Quebra-Queixos

Cuscuz de Tapioca

Doce de Banana

Espero que tenha gostado das dicas e das receitas!

Média: 5 / 5. Votos: 2