Guia do café: conheça os diferentes tipos e as melhores formas de coar

Saiba quais são as características dos principais tipos de café

Poucas sensações agradam tanto o olfato quanto aquele cheirinho de café fresco sendo feito. A bebida faz parte do dia a dia de milhares de pessoas, sobretudo para dar aquela energia extra durante o expediente.

Para quem quer degustar um café delicioso, a boa notícia é que existem inúmeras variações da bebida, cada um com o seu toque especial.

Tipos de Café

Abaixo, conheça os diferentes tipos e quais são as melhores formas de coar a bebida.

Coado

Talvez o tipo de café mais conhecido, o café coado costuma ser comprado em supermercados já moído, bastando apenas passá-lo em um coador de pano ou papel com água fervente. Ele é um café caracterizado por ser leve, mas também encorpado e muito gostoso.

Expresso

Esse é um café puro, sem adição de leite ou outro ingrediente, e que é feito sob pressão. Em seu preparo, os grãos são espremidos de forma que a bebida fique mais encorpada, com sabor revigorante e forte.

Uma característica importante do café expresso é que, quando bem feito, ele conta com duas camadas: a bebida em si e o creme, que é a espuma. Esse creme tem uma função importante, já que sua presença cria uma barreira que preserva a temperatura e o aroma do café, além de incorporar o retrogosto e o corpo da bebida.

Cappuccino

Bastante queridinho, o cappuccino é uma invenção italiana que ganhou o mundo. Ele consiste na mistura do café expresso com leite vaporizado, que resulta em uma bebida que oferece um creme consistente.

Latte Macchiato

Outro café de origem italiana e que também leva leite em sua composição. Basicamente, ele é uma mistura entre café com leite, sendo que em algumas regiões do Brasil é conhecido como pingado. Geralmente, a quantidade de leite na mistura corresponde a um terço da quantidade de café, proporcionando uma mistura de texturas e sabores na boca.

Caffè latte

Basicamente, esse é o tradicional café-com-leite no Brasil. Bastante semelhante ao macchiato, com a diferença de que, aqui, a mistura entre café e leite é proporcional.

Havaiano

Ainda entre as misturas de café com leite, há o café havaiano. O seu preparo não tem muito mistério, pois basta adicionar um pouco de leite de coco na versão tradicional da bebida. Isso resulta em uma mistura com gosto mais suave e que proporciona um toque extra ao sabor.

Corretto

O café “corretto”, ou “corrigido” em português, é uma variação do café expresso que é acrescido por um elemento bastante único: uma bebida alcoólica. Ela pode ser um conhaque, cachaça, licor, grappa ou outra, sendo uma boa pedida para os dias mais frios. Já a versão que mistura café com uísque é chamada de Irish Coffe.

Vietnamita

Um tipo de café que é considerado uma sobremesa, ideal para ser degustado após as refeições. Ele leva a mistura do café com um pouco de leite condensado e gema de ovo, sendo bem doce e saboroso.

Quais as melhores formas de coar café?

Como fazer café: receita fácil

Um aspecto que impacta o sabor do café é o seu preparo, por isso, é tão importante entender um pouco mais sobre como ele pode ser coado para achar o melhor resultado. Conheça algumas dessas formas.

Coador de pano

Um método super tradicional e que é bastante simples de fazer. Basta adicionar o pó de café no coador e, em seguida, despejar a água quente. Mas há truques que podem deixar o resultado ainda mais gostoso. Um deles é despejar um pouquinho de água sobre o pó moído e após 15 segundos, colocar o restante lentamente, em movimentos circulares.

Outra dica é não coar o café com a água superquente. Assim que ela começar a ferver – quando as bolas começarem a surgir -, você já pode apagar o fogo e servir.

Cafeteira italiana

A cafeteira italiana é outra maneira de preparar um bom café. Trata-se de um item que é dividido em dois compartimentos principais: o de baixo armazena a água, enquanto o de cima é onde vai o café pronto, após percorrer um tubo central que liga as duas partes.

Para preparar, a pessoa deve adicionar o pó de café na peça de metal com furos que há entre esses dois compartimentos. Ao ser aquecida, a água exerce uma pressão que passa por ele e leva o café até o compartimento de cima.

O preparo começa adicionando água até o nível da válvula de segurança na parte inferior. Adicione o pó de café no compartimento metálico que é encaixado na base. Depois, enrosque a parte superior. Ao perceber que o café está chegando na parte de cima, feche a tampa e apague o fogo, servindo em seguida.

Prensa francesa

Por fim, a prensa francesa é uma cafeteira em que a pessoa deve despejar o pó no fundo, e misturá-lo com água quente. Após deixar a mistura descansar por alguns minutos, pressione o êmbolo para baixo, fazendo com que o café seja filtrado. Recomenda-se utilizar a prensa quando se prepara um café de moagem grossa.

Espero que tenha gostado das dicas. Veja também:

Média: 5 / 5. Votos: 1

Artigos Relacionados

Receita Maneira - O seu site de receitas
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Youtube

As imagens utilizadas nas receitas são de autoria própria ou de bancos de imagens gratuitos para ilustração. Se acha que utilizamos uma imagem sua, por favor nos comunique para que possamos verificar.

© 2024 Receita Maneira - [email protected] - Fone/ WhatsApp: +55 19 99158-9644
Grupo de Receitas no WhatsApp