Forno a gás de embutir deixa a sua cozinha mais clean

Com o avanço da tecnologia nas casas de todos, os cooktop tomaram conta das cozinhas. E por isso, para contar com um design moderno, o forno a gás de embutir é mais um item comum.

A tendência hoje é que se você tem um forno desse tipo, seus amigos e familiares vão se interessar pelo produto também. Ou então, ao folhear revistas de decoração e eletrodomésticos você vai perceber o charme que o forno trás para o ambiente.

Forno a gás

Sendo assim algumas dúvidas surgem a respeito do forno a gás de embutir, principalmente no que diz respeito ao seu funcionamento que pode ser:

  • A gás natural (GN);
  • A gás de cozinha (GLP);
  • Ou ainda os fornos de embutir elétricos.

Portanto existem modelos de forno a gás de embutir que funcionam com GN (gás natural) e também GLP (gás de cozinha), como por exemplo o da marca Ultragaz. E por fim, existem os fornos de embutir com funcionamento elétrico.

Além de funcionarem da mesma forma de um forno convencional a vantagem é que você pode colocar ele onde desejar, tanto no mármore como em balcões sob medida.

Existem ainda outras especificidades relacionadas aos fornos de embutir em relação a tamanhos e economia na cozinha, confira a seguir.

Confira as vantagens de ter um forno a gás de embutir

Além do design moderno, o forno a gás de embutir tem outras vantagens em relação aos fornos convencionais ou elétricos, como por exemplo:

  • Geram mais economia nos assados, principalmente aqueles elaborados que levam muito mais tempo no forno;
  • Não gastam energia elétrica, portanto mesmo que acabe a energia você pode continuar preparando e assando sua refeição;
  • A capacidade dos fornos de embutir variam de 44 litros a 90 litros, ou seja, com certeza tem um no tamanho ideal para sua cozinha;
  • A maioria dos fornos de embutir a gás possuem acendimento automático, ajuste de temperatura, timer com alerta sonoro e grill para dourar os alimentos;
  • Muitos fabricantes pensando no consumidores colocaram outras facilidades nesses tipos de fornos como espeto giratório que assa o alimento por igual;

Outra vantagem que alguns fornos possuem é o revestimento Easy Clean que facilita a limpeza e bandeja que retém a gordura dos alimentos.

Como você pode ver esses são os principais motivos pelos quais as pessoas estão buscando os fornos de embutir.

As vantagens no preparo dos alimentos devido a tanta tecnologia fazem com que o tempo na cozinha seja reduzido e com isso a economia acaba sendo visível.

Outra dúvida a respeito desse tipo de forno é em relação a instalação que é tão simples como um forno tradicional, confira.

Instalação do forno de embutir a gás

Geralmente o fabricante através do manual do equipamento traz informações importantes sobre a instalação do forno a gás de embutir.

Comece definindo o local de instalação

Em boa parte dos fornos de embutir, o primeiro passo é escolher o lugar onde seu novo equipamento será colocado. Se você escolheu um nicho de madeira antes de escolher o forno você precisa verificar com o fabricante o tamanho dele.

Isso porque o ideal é que ele caiba sobrando espaços de 20 mm nas laterais e parte traseira do produto e 10 mm na parte superior, entre o forno e o nicho.

Além disso antes de ligar seu forno na tomada retire todo plástico e adesivos que são envolvidos nele. Muitas vezes esses adesivos contém explicações de uso, portanto leia antes de jogar no lixo.

Os fabricantes também sugerem que nunca seja usada extensões ou “T” na tomada onde o forno será ligado. Isso porque existe o risco de sobrecarga de energia podendo assim causar acidentes ou danos no aparelho.

Fique atento ao gás que será utilizado

Após achar o lugar ideal para seu forno de embutir é hora de fazer os preparativos para a instalação no botijão de gás.

Primeiro você precisa de um kit de instalação de ótima qualidade com selo Inmetro e a mangueira metálica. E ainda que hoje existam fornos de embutir a gás natural, o forno com uso de botijão de gás é o mais comum.

Caso a sua intenção seja a compra de um forno a gás de embutir, que utilize o gás natural, é preciso verificar se a sua residência já possui esse gás disponível. Pois caso contrário vai precisar chamar um especialista para fazer a conversão de gás GLP para gás GN ou vice e versa.

Finalize a instalação e aproveite seu novo equipamento

Por fim, você deve finalizar a instalação com a instalação da mangueira de gás no forno. Nesse momento possíveis vazamentos devem ser verificados conforme orientação do fabricante, antes de começar a usar de fato o seu novo forno.

Agora que está tudo certo, faça receitas incríveis em sua cozinha com seu forno moderno e sofisticado.

Conclusão

Conforme apresentadas, as vantagens de instalar um forno a gás de embutir estão cada vez mais favoráveis para que as pessoas procurem pelo produto.

Além disso suas refeições assadas não vão perder o sabor que o alimento adquire ao ser preparado nos fornos convencionais.

Esta variação de sabor é uma das maiores reclamações de quem faz a opção pelo forno de embutir elétrico. Além é claro do alto consumo de energia.

Mas uma das maiores vantagens do forno a gás em relação aos alimento é a função grill que a maioria dos fornecedores adotam em seus produtos. Realmente o grill dá uma crocância a mais para a comida, principalmente nas aves que ficam saborosas e suculentas.

Além da rapidez em assar os alimentos em relação aos fornos convencionais, outra vantagem é que a função timer avisa quando o alimento está pronto.

Ou ainda você pode programar para verificar de acordo com o tempo da receita que está preparando e com isso economizar no uso do gás não deixando o alimento no forno mais do que o necessário.

Outra questão que tem sido levada em conta pelos consumidores é o fato do design moderno e sofisticado que os fornos de embutir trazem.

Com todas as vantagens citadas e os benefícios encontrados, preparar os alimentos no forno a gás de embutir tem sido a escolha perfeita.

Média: 0 / 5. Votos: 0

Artigos Relacionados

Receita Maneira - O seu site de receitas
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Youtube

As imagens utilizadas nas receitas são de autoria própria ou de bancos de imagens gratuitos para ilustração. Se acha que utilizamos uma imagem sua, por favor nos comunique para que possamos verificar.

© 2024 Receita Maneira - [email protected] - Fone/ WhatsApp: +55 19 99158-9644
Grupo de Receitas no WhatsApp