Turismo Gastronômico: o que é e como fazer

Culinária regional do Brasil está entre as mais diversas do mundo. Veja dicas para explorar esse atrativo em suas viagens.

Quem não se lembra de uma comida especial ao recordar uma viagem?

Experimentar a culinária de cada local também é uma forma de conhecer mais sobre a cultura da região, e é por isso que uma das modalidades de viagem que mais cresce em todo o mundo é o turismo gastronômico.

Não se trata de um movimento novo. Destinos turísticos de todo o mundo já exploram suas iguarias como chamarizes para os turistas e vários deles são até conhecidos internacionalmente por seus pratos típicos.

Em alguns lugares, a gastronomia e os restaurantes são, inclusive, as maiores atrações.

Mas você não precisa ir para Paris para fazer turismo gastronômico. Dá para se enquadrar nessa categoria em praticamente qualquer lugar.

Todas as regiões do Brasil têm suas próprias marcas culinárias e, mesmo as cidades pequenas, costumam ter algum prato de destaque, que realça os produtos locais.

No turismo gastronômico, a culinária é tratada como uma das grandes atrações da viagem e não apenas como um diferencial a mais.

Isso não quer dizer que outros fatores, como a paisagem e as opções de passeios, deixem de importar. Mas os restaurantes e as possibilidades de experimentar pratos são prioridade.

Você adora comer e beber e quer passar a explorar mais esse prazer em suas próximas viagens? Visitar os restaurantes mais famosos e estrelados é uma opção, mas nem de longe é a única.

Mesmo que comer em lugares caros não caiba no seu orçamento, você pode se tornar um turista gastronômico. Vamos te contar como.

O que fazer de comida quando não se tem nada para comer

Pesquise sobre o assunto

Antes de viajar para qualquer lugar, vale pesquisar quais são as comidas mais famosas por lá e onde encontrá-las. Aproveite que a internet facilita essa tarefa e monte o seu roteiro levando essas informações em consideração.

Converse com quem já foi

Se você conhece alguém que já viajou para o seu próximo destino, vale pedir indicações. Você pode descobrir um prato não tão famoso que não apareceu na busca online e também receber dicas dos melhores lugares para apreciá-los.

Pergunte aos locais

Mesmo que você tenha seguido as duas dicas anteriores, é sempre bom lembrar que ninguém melhor do que quem vive naquele destino para indicar os melhores restaurantes — aqueles bons e baratos, sabe? Pergunte ao motorista de táxi e ao atendente do hotel o que eles indicam.

Experimente comidas de rua

As comidas de rua dizem muito sobre os hábitos das pessoas que vivem naquele destino que você está visitando e podem ser uma experiência gastronômica e tanto. Esses pratos costumam ser deliciosos, vendidos por preços populares e você ainda colabora com a economia local.

Vá a restaurantes familiares

Os pequenos restaurantes podem surpreender com suas receitas de família, muitas vezes passadas de geração para geração. Pesquise sobre a existência desses locais no seu destino e tente encaixá-los no seu roteiro. Eles costumam vender pratos bem mais em conta que os concorrentes maiores e mais famosos.

Visite feiras e mercados

Se o seu destino tem alguma feira gastronômica ou mercado central, não deixe de visitar esses lugares. Além de apreciar a comida dos restaurantes, você ainda pode comprar biscoitos, compotas, doces e outros produtos locais, geralmente fabricados de maneira artesanal.

Você também pode aproveitar sua passagem por esses locais para levar alguns produtos que tenha gostado para apreciar em casa ou comprar comida como souvenir.

Participe de eventos

Muitas cidades fazem eventos específicos para ressaltar alguns ingredientes e pratos da culinária local, geralmente na época da colheita dos produtos-base. Se informe sobre as datas e, se possível, programe a sua viagem para essa época. Essas costumam ser ótimas oportunidades de experimentar de tudo um pouco.

 

Média: 5 / 5. Votos: 2

As melhores receitas da internet você encontra aqui. O Receita Maneira compartilha receitinhas deliciosas para todos os gostos e todos os momentos. Seja para o almoço, jantar, sobremesa ou para aquela ocasião especial, aqui você encontra sugestões deliciosas para preparar.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.