
Hoje é dia de preparar um Cheesecake Romeu e Julieta cheio de sabor e com aquele toque delicioso de goiabada com queijo. Você vai se surpreender com o resultado!
A combinação entre o doce de goiaba e o sabor suave do creme de queijo conquista qualquer um, e o resultado vai bem bonito para servir em família ou impressionar visitas.
Esse cheesecake é ótimo porque não exige técnicas mirabolantes, os ingredientes são acessíveis e ele é versátil — bom gelado, cremoso, e combina muito bem com café, chá ou uma sobremesa após o almoço. A textura do recheio cremosa + a base crocante fazem dele aquele tipo de doce que vamos querer repetir.
Receita de Cheesecake Romeu e Julieta
Ingredientes
Para a base:
- 200 g de biscoito tipo maisena ou similar, triturado
- 80–100 g de manteiga derretida
Para o recheio de queijo:
- 400 g de cream cheese ou outro queijo tipo creme (temperatura ambiente)
- 1 lata de leite condensado
- 1 pote de 200 g de creme de leite sem soro
Para a cobertura de goiabada:
- 200–250 g de goiabada em barra
- Água (o suficiente para derreter a goiabada até alisar)
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 °C. Unte uma forma de fundo removível ou use uma forma comum forrada com papel manteiga na base.
- Misture o biscoito triturado com a manteiga derretida até formar uma massa úmida, que se compacte bem. Pressione essa mistura no fundo da forma para formar a base. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio.
- Em uma tigela grande, bata o cream cheese até ficar bem liso. Acrescente o leite condensado e o creme de leite e misture até homogeneizar, sem deixar nada empelotado.
- Despeje esse creme por cima da base de biscoito, nivelando com uma espátula.
- Leve ao forno por cerca de 25 a 35 minutos ou até sentir que as bordas estão firmes e o centro ainda levemente tremido — ele vai assentar ao esfriar.
- Enquanto isso, prepare a cobertura derretendo a goiabada: corte em pedaços, coloque em uma panela pequena com um pouco de água, leve ao fogo baixo até derreter completamente, mexendo para não queimar. Se achar necessário, ajuste a consistência com mais água para ficar uma calda rala ou levemente espessa, conforme seu gosto.
- Depois de retirar o cheesecake do forno, espere esfriar em temperatura ambiente; em seguida, leve à geladeira por no mínimo 4 horas ou de preferência de um dia para o outro.
- Na hora de servir, derrame a cobertura de goiabada por cima do cheesecake gelado. Decore com lascas ou cubinhos de goiabada se quiser.
Essa versão rende cerca de 8 a 10 fatias dependendo de como cortar.
Dicas de consumo e apresentação
- Servir bem gelado realça o sabor e mantém a textura cremosa.
- Use forma de fundo removível para facilitar na hora de desenformar.
- Se quiser um toque especial, polvilhe queijo ralado fino por cima; combina muito bem com o doce.
- Corte fatias limpas passando faca quente (aqueça em água quente antes de usar).
- Acompanhe com uma bola de sorvete de creme ou chantilly se quiser deixar ainda mais caprichado.
- Guarda na geladeira por até 4–5 dias; se congelar, descongele lentamente na geladeira (evitando choque térmico).
O Cheesecake é uma sobremesa bonita e gostosa, daquelas que encantam e dão água na boca só pela aparência. É uma sobremesa bastante popular em países como os Estados Unidos, mas por aqui ela vem cada vez mais caindo no gosto dos brasileiros.
A textura, a combinação de sabores… tudo é perfeito aqui. Se você nunca provou, precisa fazer e provar hoje mesmo essa gostosura que é o Cheesecake de Goiabada com Queijo, nossa querida combinação chamada de Romeu e Julieta.