Os benefícios do ovo para a saúde

Os ovos são um dos alimentos mais completos e acessíveis, além de serem ricos em nutrientes e proteínas. É fácil preparar, combinar e consumir em diferentes momentos do dia. Conheça os benefícios do ovo para saúde, aqui neste artigo.

Podemos considerar os ovos como o ingrediente base em receitas, um exemplo é a torta cremosa de batata com frango, que leva os mesmos em seu preparo.

O que mais encontramos em site de receitas são bolos, doces, sobremesas, tortas e pratos que incluem ovo.

Esse alimento não é apenas o que da base para o preparo de receitas, mas também é muito benéfico para saúde, devido o seu rico valor nutricional. Confira a seguir quais os benefícios do ovo para saúde:

Benefícios do ovo para saúde

Ovos fazem bem para a saúde

Alto teor de proteínas e aminoácidos

O ovo é altamente nutritivo, contêm nutrientes importantes para que o organismo funcione perfeitamente. Apenas um ovo contém 6 gramas de proteína, além de todos os aminoácidos essenciais, para que nosso corpo possa absorvê-los e aproveitar ao máximo. Não é a toa que muitos praticantes de atividade físicas, consomem muitos ovos em sua dieta, uma vez que seus nutrientes ajudam na reparação e construção muscular.

Fonte de Ômega 3 que diminui os triglicerídeos no sangue

Os ovos contêm grandes quantidades de Ômega 3. Esses ácidos graxos ajudam a reduzir os triglicerídeos no sangue.

Reduz o risco de distúrbios oculares

Esses nutrientes funcionam como antioxidantes que ajudam a neutralizar os processos degenerativos que nossos olhos sofrem. Estudos mostram que consumir quantidades adequadas desses nutrientes pode reduzir os riscos de catarata e outros distúrbios oculares comuns.

Eles contêm colina que atuam no sistema nervoso e cardiovascular

Muitas pessoas não incluem colina suficiente em sua dieta e um ovo contém aproximadamente 300 microgramas. Este nutriente, embora subestimado, desempenha um papel importante na regulação do cérebro, sistema nervoso e sistema cardiovascular

Ajuda a prevenir contra doenças cardíacas

O ovo é um dos poucos alimentos que contém vitamina D, uma vez que a mesma é disponibilizada pela luz solar e promove a absorção de cálcio, além de proteger o coração de possíveis doenças.

Tenha unhas e cabelos saudáveis

O ovo tem um alto teor de enxofre, vitaminas e minerais que contribuem para o crescimento saudável dos cabelos e unhas.

Aumenta o nível de HDL – Colesterol bom

HDL é a lipoproteína de alta densidade, também conhecida como “bom colesterol”. Pessoas com níveis mais altos de HDL podem reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame e outros problemas de saúde. Comer dois ovos por dia durante seis semanas pode aumentar os níveis de HDL em cerca de 10%.

Os benefícios dos ovos para saúde são diversos, esses são apenas alguns deles. Esse alimento é fonte de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo e uma dieta mais equilibrada e saudável. Incluindo dois ovos por dia em nossa alimentação, podemos contribuir para melhorar nossa saúde e complementar a necessidade de vitaminas e proteína.

Além disso, podemos incluí-lo em diversas receitas, como omeletes, ovos mexidos ou panquecas para um belo café da manhã.

[Total: 1    Média: 5/5]

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.