
Você gosta de fígado com cebolas? Então vou te ensinar aqui uma maneira certeira de preparar bife ou iscas de fígado bovino acebolado com um temperinho bem especial.
Esse é mais um prato que divide opiniões e nem todos gostam (a exemplo de outras gostosuras como a moela, dobradinha e o pé de galinha). Quando bem preparado, o fígado é bastante saboroso, sendo bastante recomendado seu consumo regular devido a seus benefícios saudáveis.
Você não pode simplesmente comprar no açougue e já colocar na frigideira! Com essa carne é preciso alguns cuidados antes, mas você vai ver que é bem simples:
Receita de Bife de Fígado Acebolado na Frigideira
Ingredientes
- 500 g de bife de fígado bovino (em fatias médias);
- Suco de 1 limão;
- 3 dentes de alho amassados;
- 1 colher de chá de sal;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas;
- 3 colheres de sopa de óleo ou azeite;
- 1 colher de sopa de manteiga (opcional, para dar mais sabor);
- Cheiro-verde picado para finalizar (opcional).
Modo de preparo
- Lave rapidamente os bifes de fígado em água corrente e coloque em uma tigela com o suco de limão por 10 minutos para suavizar o sabor forte;
- Escorra e tempere os bifes com alho, sal e pimenta-do-reino;
- Em uma frigideira larga, aqueça o óleo (ou azeite) com a manteiga;
- Coloque os bifes de fígado e frite em fogo médio-alto por 2 a 3 minutos de cada lado (não deixe passar muito, para não ficar duro);
- Retire os bifes da frigideira e reserve;
- Na mesma frigideira, coloque as cebolas em rodelas e refogue até ficarem macias e levemente douradas;
- Volte os bifes para a frigideira apenas para aquecer junto com a cebola;
- Finalize com cheiro-verde picado, se desejar, e sirva imediatamente.
Para acompanhar você pode apostar no purê de batatas e arroz branco. Uma salada de folhas também vai complementar perfeitamente esse prato.
Outra maneira bem comum de preparar é em iscas ao invés de bifes. veja:
Comer fígado faz bem?
Sim, o fígado bovino é uma ótima fonte de ferro, vitaminas do complexo B e proteínas. Ele é bastante recomendado para fortalecer a imunidade e combater a anemia.
Pratos como o caldo de mocotó e até a sopa de fubá são aqueles típicos de “dicas de vó” para aumentar a imunidade e auxiliar na recuperação da energia quando estamos doentes.
Bom, espero que você tenha gostado de aprender a fazer essa gostosura aqui com a gente! Você gosta de comer fígado? Conta aí nos comentários!