O vinho no preparo de alimentos

0

O vinho é uma bebida muito consumida no mundo todo, sendo referenciado até mesmo na mitologia grega como a bebida dos deuses, especialmente de Dionísio, sendo que a bebida existe há aproximadamente 8 mil anos. Na América do Sul, estima-se o consumo de 30 litros por habitante anualmente.

No entanto, engana-se quem pensa que o vinho serve apenas para ser bebido puro, em drinks ou no tradicional vinho quente das festas juninas. A bebida pode ser incorporada na culinária, em pratos como sopas, carnes e sobremesas.

Quais pratos utilizar o vinho?

O vinho pode ser utilizado em diversos pratos, especialmente para temperar e amaciar carnes bovinas, suínas, patos e aves, preparar ensopados diversos, sopas e caldos. Além disso é possível preparar caldas, recheios e cremes doces, assim como umedecer bolos e tortas.

Gelatinas e frutas também podem ser preparadas com a bebida alcoólica. Para quem deseja servir o prato para crianças, em algumas receitas é possível substituir o vinho por suco integral de uva.

Para cozinhar com vinho é importante se atentar ao tipo de vinho que é utilizado em cada tipo de receita, uma vez que o resultado pode ser bem diferente com outra uva. A qualidade do vinho também deve ser levada em conta. Vinho ruim para beber é ruim para cozinhar.

Como armazenar o vinho?

As garrafas de vinho devem ser armazenadas corretamente, uma vez que para beber ou cozinhar, o vinho precisa estar em condições adequadas. Algumas dicas são:

  • Mantenha as garrafas na horizontal: assim a rolha é umedecida constantemente pela bebida e não resseca;
  • Proteja a bebida da luz solar;
  • Mantenha a temperatura do ambiente constante e em torno de 13°C;
  • A umidade do ar no local deve ser de aproximadamente 65%.

Caso o estoque conte com muitas garrafas, pode ser interessante buscar um self storage e transformar o galpão em uma adega climatizada e adequada para armazenar corretamente o vinho e utilizá-lo assim que necessário.

Vídeo mostra como fazer bolos no pote e ganhar dinheiro com isso

Compartilhe:
Dê sua nota:
Não gosteiRegularBoaÓtimaMaravilhosa (Nenhum voto)
Loading...

Deixe um comentário